quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Humanização em ambientes corporativos

Em um ambiente corporativo onde há por natureza muita pressão por resultados e cobranças diárias e, em muitos casos, profissionais trabalham em condições pouco confortáveis, com baixa remuneração e em uma cultura organizacional arcaica fatores determinantes na produtividade como motivação, foco, saúde, boa relação interpessoal, bem estar, se tornam altamente prejudicados. Dado isso, investir em humanização é certamente investir em aumento da produtividade e competitividade. Mas o que é humanização em um ambiente corporativo?

Humanização como o próprio nome já diz é o ato de humanizar, de tornar mais adaptado aos seres humanos, tornar bondoso e sociável. Gosto muito do termo "tornar mais adaptado aos seres humanos" e acredito que seja uma das melhores definições.

Não é de hoje que o termo "humanização" vem sendo usado no mundo corporativo. MORGAN, G. em seu livro: Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 1996 - disse que “a natureza verdadeiramente humana das organizações é a necessidade de construí-la em função das pessoas e não das técnicas”. Após a revolução industrial os conceitos de organização se tornaram mecanizados criando uma burocracia interna onde tudo estava pré-estabelecido e girava em torno das máquinas. Mas o mundo mudou muito desse época até os dias atuais. Mais que um bom emprego, em uma companhia grande, as pessoas buscam realização pessoal e profissional. Querem sentir-se ativos e importantes dentro da empresa mas para isso é necessário uma nova cultura organizacional.

A humanização vem como uma das respostas para esse nova política para gestão empresarial e cabe aos gestores a escolha das estratégias mais adequadas, afinal são muitas, e entre elas estão:

  • Reconhecimento do trabalho desenvolvido por seu colaborador: cabe ao responsável/líder da equipe o reconhecimento por um bom trabalho desenvolvido.
  • Constituição de uma relação aberta: é importante que o colaborador se sinta confortável e com liberdade para expressar suas opiniões, sugerir mudanças e renegociar salários.
  • Promover momentos de lazer: é importante que os colaboradores, gestores e executivos possam interagir fora do ambiente corporativo melhorando a relação interpessoal.
  • Premiação por metas: Implantar ou inovar, quando já existente, o plano de premiação por alcance de metas.
  • Comemoração de aniversários: faz com que o colaborador se sinta querido pela empresa.
  • Ambiente de trabalho: é importante que as instalações da empresa, estejam adequadas e confortáveis para que o funcionário possa realizar seu trabalho.

Além de todas as políticas de humanização citadas acima em benefício de seus colaboradores, é importante frisar que, medidas de humanização também devem ser tomadas no atendimento ao cliente. Mas essa mudança começa de dentro para fora. Um empresa que se importa com seu colaborador vai refletir ao cliente essa imagem.


Bons negócios

Fontes: Rede humaniza SUS | Gilmara Elke 
Imagem: Reprodução

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