quinta-feira, 27 de setembro de 2012

6 ideias e possibilidades para renovar a arquitetura corporativa

Renovar o ambiente levando novos elementos e recursos para dentro da empresa é uma forma eficiente de (re) motivar a equipe e de atualizar determinadas áreas conforme suas necessidades, evidentemente.

Um lugar que está sempre do mesmo jeito aos poucos vai gerando um cansaço natural e se tornando mais e mais desinteressante. Porém, na exigente realidade de uma empresa é fundamental que todos estejam dispostos e contem com as condições necessárias para produzir melhor a cada dia.

Em casos extremos só uma reforma completa pode devolver ao espaço uma função eficiente e a capacidade de estimular constantemente seus ocupantes. Mas em outras situações, pequenas melhorias já podem proporcionar uma renovação satisfatória.

Analise o momento atual e veja qual das possibilidades e sugestões a seguir seria a solução mais indicada para atender às suas necessidades:

- Outras cores: Elas são um dos elementos da arquitetura corporativa mais notáveis e, por conseguinte, que mais influenciam a percepção de um ambiente. As cores, quando trocadas, logo promovem novos impactos e sensações. E nem é preciso uma grande mudança: pintar apenas uma das paredes ou adotar alguns detalhes coloridos já é capaz de resultar impressões diferenciadas.


- Design ousado para o mobiliário: Novos móveis com certeza fazem toda diferença. Porém, medidas radicais nem sempre são viáveis ou realmente necessárias. Ao invés de remobiliar todo o escritório é possível trocar apenas algumas “peças-chave” por móveis que tenham mais presença, ou seja, que façam a diferença por efeito de seu design original e ousado.


- Nova orientação para a iluminação: Iluminação adequada é sinônimo de conforto e saúde, mas nem por isso ela precisa ser concebida da mesma forma em todos os ambientes. Em algumas áreas específicas, como corredores, copa e recepção é possível, e até indicado, prever aplicações diferenciadas,que valorizem determinados elementos e apresentem efeitos visuais interessantes. Articular melhor e variar a iluminação em certos pontos otimiza a ambientação e contribui para criar uma atmosfera renovada.


- Tecnologia atualizada: Considerando o ritmo e o estilo de vida contemporâneo, não há nada melhor do que contar com equipamentos e recursos modernos que agilizem as tarefas do cotidiano e entreguem mais praticidade. Trocar telas CRT (de tubo), impressoras antigas, equipamentos que dependem de fios e outros sistemas defasados pelas mais novas tecnologias é não somente uma questão de remodelação das estações de trabalho, como também uma necessidade.


- Espaços de convivência: Criar um ambiente especial para o descanso e a troca de experiências e ideias entre os colaboradores é fundamental para fomentar um clima amigável, agradável e produtivo dentro da empresa. A disponibilização de uma sala de convivência traz mudanças positivas evidentes e ajuda a organização a se adequar à linguagem corporativa dos novos tempos.


- Um pé na sustentabilidade: Além de seguir uma tendência mundial de responsabilidade ecológica e de posicionar com legitimidade a marca nesse sentido, a adoção de algumas medidas alternativas e sustentáveis, como o uso de materiais reciclados, implementa o início de uma mudança de pensamento e comportamento a qual, consequentemente, produz uma sinergia muito positiva para os negócios e para a própria rotina de trabalho.



Esse texto foi originalmente escrito para o blog Dabus Arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário